Thursday, May 25, 2006


(...) Vôo Roma-Pisa

Um vôo muito difícil. A vertigem da língua, do fuso horário, do sono louco dos últimos dias e da mudança de tudo. Tudo me girou, girou, girou.
Vim pra Pisa não em linha reta, mas em círculos que me rodopiavam em torno de mim mesma, como produzindo inúmeras imagens caleidoscópicas. Cheguei, entrei no taxi. Vim ao Relais dell´Ussero. Uma estranheza quando cheguei. Um desespero. Nenhuma indicação além de uma plaquinha ao lado de uma porta que não abria, a informação de que o prédio é, na verdade, um condomínio, a ausência de tudo e de todos. Por um momento pensei que tudo teria sido um mal entendido, e que nunca teria existido um Relais dell´Ussero. Só impressão.
Logo a Rosanna Genovese chegou, me apresentou o apartamento. Alto, elegante, inicialmente impessoal...Nada como eu tinha imaginado, e sem qualquer janela pro Arno... Dormi, dormi, dormi. Acordei. Ao descer, senti o que é estar na frente do Arno! Sentei no Caffè dell´Ussero, porque muito sonhara com o momento em que sentaria ali, comi un Valdostanna de Espinafre com ricota, e tomei uma coca-cola. Saí a caminhar, sem destino., só caminhando de uma rua a utra, entrando e saindo de lugares, perdendo o medo aos poucos e ganhando força nos passos.Várias delicatessens, vários tipos estranhos, varias ruas estreitas. Várias de mim, eu ausente e eu em evidência. Eu aqui. "Uno, Nessuno e Centomilla" seria o nome do passeio de hoje. Ninguém me via, por ora; noutro momento, sentia estranheza em quem me olhasse, como sabendo de minha condição de estrangeira sozinha na cidade. Por vezes, me sentia tão igual a todos que me misturava naqueles tipos estranhos. À noite, arrumei a casa. me botei aqui, me trouxe pora cá, arrumei as roupas na cômoda, os livros na estante. Girei, agora sem vertigem. De feliz.
maio2004

No comments: